Alan Bernardo e Celso foram pegos roubando então…
Alan, Bernardo e Celso foram pegos roubando, então o rei os mandou para o calabouço. O rei, porém, decidiu dar a eles uma chance. Ele ordenou que eles formassem uma fila e colocou um chapéu na cabeça de cada um deles. O rei disse a eles que, se eles respondessem corretamente a uma charada, eles seriam libertados. Eis a charada:
“Cada um de vocês está usando um chapéu na cabeça. Vocês não sabem a cor do chapéu em sua própria cabeça. Se algum de vocês adivinhar a cor do chapéu que está usando, eu vou deixar todos vocês livres. Mas antes de responder você deve se manter na fila. E não pode se virar para olhar para trás ou em volta. Aqui estão as minhas únicas dicas: existe apenas chapéus pretos e chapéus brancos. Pelo menos um chapéu é preto. Pelo menos um chapéu é branco.” Disse o rei.
Alan não podia ver nenhum chapéu.
Bernardo podia ver o chapéu de Alan, mas não podia ver o seu próprio chapéu.
Celso podia ver o chapéu de Bernardo e de Alan, mas não conseguia ver o seu próprio chapéu.
Após 1 minuto ninguém tinha resolvido a charada.
Mas logo em seguida Bernardo resolveu a charada.
“Meu chapéu é branco!” Disse Bernardo
Como é que ele sabia?
Dica: Ele não podia ver seu próprio chapéu.
Charadas Abril 16, 2024, às 18:31 Permalink
Bernardo sabia a resposta, porque Celso não disse nada depois de um minuto. Se os chapéus de Bernardo e Alan fossem ambos da mesma cor, Celso saberia qual a cor do seu chapéu. Mas Celso não sabia. Então Bernardo sabia que a cor do seu chapéu era diferente da cor do chapéu de Alan. Como o chapéu de Alan era preto, Bernardo sabia que seu chapéu era branco.